Este trabalho analisado foi inicialmente
apresentado como dissertação de mestrado no curso de Pós-graduação em história
da PUCRS, com o titulo Organização Sócio-política Guarani: aportes para a
investigação arqueológica. Sendo que o texto é o mesmo não havendo alterações.
Neste trabalho, portanto se apresentam
algumas propostas sobre a organização social e o sistema de parentesco Guarani,
com destaque a sua importância para a compreensão do padrão de assentamento e
distribuição deste grupo no tempo e espaço antes do contato com o europeu.
Assim é, portanto um trabalho bibliográfico.
O capitulo a ser analisado trata sobre os
elementos da organização social, como as amizades formais, a formação da aliança,
os grupos de trabalho e de comer, a organização politica e o cacicado,
(instituição de centralização de poder politico e social diferente da tribo,
onde existem caciques). Ainda é tratado neste capitulo sobre as relações
sociopolíticas entre as unidades organizacionais como a família extensa, a
aldeia, o território e a região, bem como as relações entre os grupos Guarani e
os não- guarani. E por fim o autor aponta a questão do cruzamento das
informações históricas e arqueológicas para sugerir os limites entre os
cacicados e a existência das parcialidades em nível pré-contrato com o europeu.
A ORGANIZAÇÃO SOCIAL GUARANI:
Para o autor tratar da organização
Guarani no período dos primeiros contatos, com o objetivo de aproximar-se da
organização pré-contrato, é peneirar informações bibliográficas de modo a
buscar o explicito e o oculto, pois são diversas as informações que se repetem
constantemente por cronistas e historiadores e outras são renitentemente
omitidas. Portanto o autor buscou reunir sistematicamente as informações
obtidas ao longo de mais de 400 anos, na tentativa de remontar um quebra
cabeças com um numero infinito de peças, cuja totalidade ele não os possui.
A estruturação do povo Guarani tem como
pan0o de fundo uma forte organização de chefia, de cacicado, de vassalagem, e
de prestigio, que sem dúvida, é encontrada nos outros elementos da cultura,
como parentesco, economia, e até religião, se pensarmos em messianismo como
cita o autor. Assim neste trabalho o autor utiliza o termo de cacicado para
definir o vasto leque de sociedades com
a organização politica entre a tribo é o estado. As características componentes
do cacicado mudam em cada caso, variando de obras publicas de grande porte, passando
por enterramentos elaborados, hierarquia politica e ou religiosa, rede de
comercio até a centralização do poder sem muitos vestígios matérias.
3.1 Cacicado Guarani-Conceito e abrangência
social.
A
primeira coisa a ser realizada diz respeito ao conceito de cacicado. O termo
cacicado não é originário do Brasil, mas foi importado das Antilhas e usado
desde a época do descobrimento da América. Ela aparece primeiramente citada na
região centro-americana, e mesmo as discussões atuais não deram conta de
esclarecer o termo.
Assim o autor parte do principio que as
características sociopolíticas que a sociedade guarani apresenta permitem
enquadrá-la ao modelo de cacicado. A presença de enterramento diferenciado a
hierarquia entre as chefias, a existência de uma liderança que é reconhecida
dentro de uma região, os elos de parentesco sanguíneo e politico que ligam as
aldeias, a existência, de uma agricultura desenvolvida capaz de gerar
excedentes assim como a unidade sociopolítica presentes na parcialidade.
O cacicado Guarani e a chefia
manifestam-se em diferentes níveis, de acordo com as categorias
classificatórias da organização social. Devem-se discriminar os diferentes
termos aplicados às diferentes lideranças nos distintos graus de complexidade
desta organização social.
Tais distinções dos termos aplicados às diferentes instancias sociais
pode esclarece o tamanho e abrangência da comunidade ou das comunidades, além
de possibilitar a hierarquização das ocupações em termos de tempo e espaço. Embora os dicionários de Montoya não realizem
a associação direta entre prestigio-hierarquia social, percebe-se diversas
instancias de poder e vassalagem no qual se refere aos termos adotados. A
vassalagem deve ser visto como um reconhecimento de chefia organizada, usada na
América, ao contrario original empregada na Europa medieval. O capitulo segue
com as definições que levam a crer uma organização social a partir de um
cacicado, com uma organização própria do povo Guarani.
3.2 Relações entre aldeias, Teko ás e
Guaras.
Não existe, na
atualidade, qualquer trabalho sintético sobre a importância destas relações
para a manutenção social e étnica entre o guarani. De fato, a rede de relações
que ligava as diferentes parcialidades e as aldeias não foi profundamente
estudada. Tratando-se dos Tupi ou Guarani, desde os históricos até os modernos.
Uma das características do Ethos Guarani é
a reciprocidade. Essa mesma reciprocidade pode ser demonstrada através das
alianças e mais cotidianamente através dos convites.
Para os guarani pré-contrato, é possível
que os grupos de trabalho existissem e funcionassem de modo similar aos
tapirapé, uma vez que a economia é essencialmente social e simbólica. Com
efeito, a atividade coletiva é a reunião de esforço de todas as Mãos. Potyrõ,
que podem concentrar os habitantes de uma casa ou aldeia.
Em nível de teko´a´ pode talvez ser
expandido ao Guará, a honra de comer no mesmo prato e seu papel social pode ser
percebido nos convites mais abrangentes. Deve se abrir um parênteses para
descrevera forma de como os Guarani se
comunicam, espalham as novidades e mantêm-se informados dos eventos e
acontecimentos. Uma rede de comunicação era estabelecida a fim de manter os
povoados avisados, seja da visita de lideranças politicas e religiosas, seja
para anunciar um convite festivo ou a guerra.
3.3 relações sociais com grupos não
Guarani.
Primeiramente deve se ter em mente que os Guarani tinham identidades
próprias, uma identidade regional ligada a um espaço sócio-cultural também trazido
por região. A forma que os Guarani tratam outras nações não Guarani é
demonstrada da seguinte forma:
“ É esta gente valorosa
na guerra e onde quer que estejam tem sujeitas as nações circunvizinhas. São
altivos e soberbos e a todas as nações chamam escravos menos ao espanhol” (
informe de um jesuíta anônimo sobre as cidades do Paraguay e o Guairá. Dezembro
de 1620, pg.163)
Assim chama os Guarani as demais
nações.
Sob esta ótica, associado a guerra entre as parcialidades Guarani,
poderia ocorrer um genocídio entre os
próprios apoiados pelos europeus. Demonstrando assim um provável conflito entre
parcialidades em busca da guerra de espaço.
3.4 Propostas para delimitação dos cacicados Guarani.
Tratar
da organização social e do cacicado somente através das fontes arqueológicas é
tarefa impossível, senão desnecessária.
A sociedade Guarani tem como base o culto
e a perseguição do modo de ser, no qual fica clara a importância do prestigio
da organização social. É pelo prestigio que se impõe a liderança politica e
determina a localidade pelo prestigio que se considera o valor de uma família,
é através do prestigio que se conhece a filiação e por isso não há linearidade.
O cargo de cacique é dado pelo prestigio,
sem herança de posto. É através do prestigio que um pai de família extensa
torna-se chefe de aldeia e é através do prestigio que concentrará pessoas ao
redor de si.
Sendo assim a forma de busca pelo
prestigio, se dará de forma continua pois a reprodução é a ordem vigente e
nenhum membro permitira desvios que ocasionem a deriva cultural.
GUARANI: Organização social e arqueologia /
André, Luis R. Soares. Porto Alegre: EDIPUCCRS,1997.
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