sexta-feira, 3 de julho de 2015

A organização política e social Guarani

      Este trabalho analisado foi inicialmente apresentado como dissertação de mestrado no curso de Pós-graduação em história da PUCRS, com o titulo Organização Sócio-política Guarani: aportes para a investigação arqueológica. Sendo que o texto é o mesmo não havendo alterações.
      Neste trabalho, portanto se apresentam algumas propostas sobre a organização social e o sistema de parentesco Guarani, com destaque a sua importância para a compreensão do padrão de assentamento e distribuição deste grupo no tempo e espaço antes do contato com o europeu. Assim é, portanto um trabalho bibliográfico.
      O capitulo a ser analisado trata sobre os elementos da organização social, como as amizades formais, a formação da aliança, os grupos de trabalho e de comer, a organização politica e o cacicado, (instituição de centralização de poder politico e social diferente da tribo, onde existem caciques). Ainda é tratado neste capitulo sobre as relações sociopolíticas entre as unidades organizacionais como a família extensa, a aldeia, o território e a região, bem como as relações entre os grupos Guarani e os não- guarani. E por fim o autor aponta a questão do cruzamento das informações históricas e arqueológicas para sugerir os limites entre os cacicados e a existência das parcialidades em nível pré-contrato com o europeu.

A ORGANIZAÇÃO SOCIAL GUARANI:
      Para o autor tratar da organização Guarani no período dos primeiros contatos, com o objetivo de aproximar-se da organização pré-contrato, é peneirar informações bibliográficas de modo a buscar o explicito e o oculto, pois são diversas as informações que se repetem constantemente por cronistas e historiadores e outras são renitentemente omitidas. Portanto o autor buscou reunir sistematicamente as informações obtidas ao longo de mais de 400 anos, na tentativa de remontar um quebra cabeças com um numero infinito de peças, cuja totalidade ele não os possui.
       A estruturação do povo Guarani tem como pan0o de fundo uma forte organização de chefia, de cacicado, de vassalagem, e de prestigio, que sem dúvida, é encontrada nos outros elementos da cultura, como parentesco, economia, e até religião, se pensarmos em messianismo como cita o autor. Assim neste trabalho o autor utiliza o termo de cacicado para definir o vasto leque de sociedades  com a organização politica entre a tribo é o estado. As características componentes do cacicado mudam em cada caso, variando de obras publicas de grande porte, passando por enterramentos elaborados, hierarquia politica e ou religiosa, rede de comercio até a centralização do poder sem muitos vestígios matérias.

3.1 Cacicado Guarani-Conceito e abrangência social.
     
     A primeira coisa a ser realizada diz respeito ao conceito de cacicado. O termo cacicado não é originário do Brasil, mas foi importado das Antilhas e usado desde a época do descobrimento da América. Ela aparece primeiramente citada na região centro-americana, e mesmo as discussões atuais não deram conta de esclarecer o termo.
      Assim o autor parte do principio que as características sociopolíticas que a sociedade guarani apresenta permitem enquadrá-la ao modelo de cacicado. A presença de enterramento diferenciado a hierarquia entre as chefias, a existência de uma liderança que é reconhecida dentro de uma região, os elos de parentesco sanguíneo e politico que ligam as aldeias, a existência, de uma agricultura desenvolvida capaz de gerar excedentes assim como a unidade sociopolítica presentes na parcialidade.
     O cacicado Guarani e a chefia manifestam-se em diferentes níveis, de acordo com as categorias classificatórias da organização social. Devem-se discriminar os diferentes termos aplicados às diferentes lideranças nos distintos graus de complexidade desta organização social.
      Tais distinções dos termos aplicados às diferentes instancias sociais pode esclarece o tamanho e abrangência da comunidade ou das comunidades, além de possibilitar a hierarquização das ocupações em termos de tempo e espaço.  Embora os dicionários de Montoya não realizem a associação direta entre prestigio-hierarquia social, percebe-se diversas instancias de poder e vassalagem no qual se refere aos termos adotados. A vassalagem deve ser visto como um reconhecimento de chefia organizada, usada na América, ao contrario original empregada na Europa medieval. O capitulo segue com as definições que levam a crer uma organização social a partir de um cacicado, com uma organização própria do povo Guarani.

3.2 Relações entre aldeias, Teko ás e Guaras.
   
     Não existe, na atualidade, qualquer trabalho sintético sobre a importância destas relações para a manutenção social e étnica entre o guarani. De fato, a rede de relações que ligava as diferentes parcialidades e as aldeias não foi profundamente estudada. Tratando-se dos Tupi ou Guarani, desde os históricos até os modernos.
     Uma das características do Ethos Guarani é a reciprocidade. Essa mesma reciprocidade pode ser demonstrada através das alianças e mais cotidianamente através dos convites.
     Para os guarani pré-contrato, é possível que os grupos de trabalho existissem e funcionassem de modo similar aos tapirapé, uma vez que a economia é essencialmente social e simbólica. Com efeito, a atividade coletiva é a reunião de esforço de todas as Mãos. Potyrõ, que podem concentrar os habitantes de uma casa ou aldeia.
     Em nível de teko´a´ pode talvez ser expandido ao Guará, a honra de comer no mesmo prato e seu papel social pode ser percebido nos convites mais abrangentes. Deve se abrir um parênteses para descrevera  forma de como os Guarani se comunicam, espalham as novidades e mantêm-se informados dos eventos e acontecimentos. Uma rede de comunicação era estabelecida a fim de manter os povoados avisados, seja da visita de lideranças politicas e religiosas, seja para anunciar um convite festivo ou a guerra.

3.3 relações sociais com grupos não Guarani. 

      Primeiramente deve se ter em mente que os Guarani tinham identidades próprias, uma identidade regional ligada a um espaço sócio-cultural também trazido por região. A forma que os Guarani tratam outras nações não Guarani é demonstrada da seguinte forma:
                                                                          “ É esta gente valorosa na guerra e onde quer que estejam tem sujeitas as nações circunvizinhas. São altivos e soberbos e a todas as nações chamam escravos menos ao espanhol” ( informe de um jesuíta anônimo sobre as cidades do Paraguay e o Guairá. Dezembro de 1620, pg.163)
     


Assim chama os Guarani as demais nações.
     Sob esta ótica, associado a guerra entre as parcialidades Guarani, poderia ocorrer um genocídio entre  os próprios apoiados pelos europeus. Demonstrando assim um provável conflito entre parcialidades em busca da guerra de espaço.

3.4 Propostas para delimitação dos cacicados Guarani. 

     Tratar da organização social e do cacicado somente através das fontes arqueológicas é tarefa impossível, senão desnecessária.
      A sociedade Guarani tem como base o culto e a perseguição do modo de ser, no qual fica clara a importância do prestigio da organização social. É pelo prestigio que se impõe a liderança politica e determina a localidade pelo prestigio que se considera o valor de uma família, é através do prestigio que se conhece a filiação e por isso não há linearidade.
     O cargo de cacique é dado pelo prestigio, sem herança de posto. É através do prestigio que um pai de família extensa torna-se chefe de aldeia e é através do prestigio que concentrará pessoas ao redor de si.
      Sendo assim a forma de busca pelo prestigio, se dará de forma continua pois a reprodução é a ordem vigente e nenhum membro permitira desvios que ocasionem a deriva cultural.


GUARANI: Organização social e arqueologia / André, Luis R. Soares. Porto Alegre: EDIPUCCRS,1997.
    



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